domingo, 25 de novembro de 2012

23 - Para superar o vazio existencial

Realizar algo de bom para a sociedade nos dá satisfação 
e orgulho, motivando a nossa existência
A maioria dos homens não se conforma com o fato da sua existência terminar totalmente no momento da morte. Não consegue aceitar, também, que a sua existência surgiu do puro acaso, assim como a de qualquer árvore ou inseto. Por isso, acreditam num Deus, que criou a humanidade e que criou, também, um destino maior para cada ser humano, mesmo depois da morte.
Quem, porém, não acredita em vida eterna e na existência divina, pode ter o sentimento de vazio existencial. A sensação da própria inutilidade e insignificância e de desânimo na vida, já que não há um objetivo para ela.
A solução para esse problema está na escolha de belos objetivos capazes de motivar a pessoa a buscar algo que lhe dê satisfação e orgulho.
Tenho um amigo que gosta muito de carros, principalmente de carros antigos. Durante anos ele compareceu há inúmeros encontros de proprietários e apreciadores desses veículos. Como ele é muito comunicativo, fez grande amizade com muitas dessas pessoas, inclusive dos organizadores desses eventos. Passou a colaborar com alguns deles e, finalmente, animou-se a realizar um encontro do gênero na sua cidade. Foi um grande sucesso. Milhares de pessoas compareceram ao evento e se encantaram com ele. Meu amigo está agora empenhado em organizar a segunda edição do mesmo evento e tem o apoio de muitas pessoas da cidade que se impressionaram com a beleza e o sucesso do evento.
Meu amigo se sente muito feliz e orgulhoso com isso e, realizar o encontro de carros antigos na sua cidade tornou-se um objetivo de vida para ele. 
Assim, com objetivos e metas desse tipo, as pessoas se sentem desafiadas, motivadas e gratificadas. Cumprir um papel na sociedade, contribuindo para o seu progresso e bem estar é uma forma de eliminar o sentimento de vazio e viver de forma mais digna e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário