quinta-feira, 15 de novembro de 2012

21 - Paradoxo aparente


O paradoxo de Charles Bokowski
"O problema do mundo de hoje é que, enquanto  as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, os idiotas estão cheios de certezas." 

Essa frase, do escritor Charles Bokowski, expressa muito bem uma idéia de grande importância. A de que nunca podemos ter absoluta certeza em qualquer afirmação que fizermos.

A pessoa inteligente está consciente disso e expressa suas opiniões ou presta informações com cautela. Muitos idiotas, apesar de saberem muito menos que o inteligente, se expressam com firmeza e veemência, mostrando uma convicção que, na verdade, não é fundamentada.

O problema, conforme disse muito bem Bukowski, é que através da retórica inflamada e usando de apelos demagógicos, o idiota tem mais chances do que o sábio de convencer uma pessoa ingênua. Ao ignorante, não satisfaz uma opinião ponderada, que admite a possibilidade do erro. A mente obtusa não consegue trabalhar com possibilidades, probabilidades, ponderações. Quer que lhe seja oferecido um caminho único e infalível, mesmo que não haja nenhum fundamento razoável para se crer que ele seja verdadeiro.

Foi assim que Hitler e outros líderes políticos de poucas luzes conseguiram fazer com que populações marchassem cegamente para o abismo. Milhões fizeram isso cheios de convicção, inspiradas pelas palavras dos seus líderes.

A frase de Bukowski, portanto, não mostra um paradoxo.  O que ela nos ensina é que devemos duvidar daqueles que nos falam com se tivessem absoluta certeza das coisas. E a crer mais nos que admitem poder estar errados. É muito mais seguro seguir a orientação de uma pessoa inteligente (mesmo que ela não garanta a certeza absoluta) do que a de um idiota, cujas certezas firmemente afirmadas têm, na verdade,  enorme chance de serem errôneas.

Bokowski erra, entretanto, ao situar essa situação como sendo característica do "mundo de hoje". Esse sempre foi um grande mal da humanidade e foi mais no passado do que de hoje. Como ele nasceu em 1920, conheceu tenebrosos períodos de guerra e miséria.  Pode ser que ele escreveu tal frase num período assim (quando, realmente, essa situação se acentua).  Como a humanidade evolui, normalmente, o mundo de hoje é mais civilizado, mais inteligente e mais feliz do que o mundo de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário