domingo, 25 de novembro de 2012

22 - Mudança de hábitos

Criar em casa um ambiente que nos seja propício é um dos requisitos para a vida feliz
Aos 73 anos, fragilizado por algumas doenças graves e outros tantos amores desfeitos, o comunicador Paulo Sant'Ana procurou transmitir uma lição de vida na sua coluna do jornal Zero Hora. Sob o título A Solidão, ele discorreu sobre a necessidade de deixar de ser acomodado e fazer mudanças, para viver melhor. 
"... a principal mudança que, vejo, me favoreceria grandemente é que preciso aprender a ser só. Isso no sentido de que a maioria das minhas encrencas acontece porque me atiro desesperadamente a fazer certas coisas para não ficar quieto num canto, lendo um livro, praticando natação.
Nada disso. Eu me impaciento e saio para cometer bobagens e coisas que causam danos.
Nunca aprendi a ter paciência. Eu tinha de fazer ioga, meditação, tinha de aprender a ter paciência e não me exasperar com a solidão. Todo meu defeito reside em que me recuso a me encontrar comigo próprio. Eu fujo de mim e, sendo assim, procuro prazeres que, muitas vezes, se tornam vícios. E, sempre que fujo de mim, me arrebento nos rochedos rudes da minha impaciência.
Acontece que a gente tem de se acostumar, muitas vezes, com o tédio. O tédio e a tristeza são componentes da vida. Não dá para querer driblá-los. Isso nos leva a cometer desatinos.
No meu caso, tecnicamente, não consigo ficar em casa. Acho que na rua tem coisa melhor.
Eu me lembro de quando cantava em bares musicais e atingíamos, os que cantavam e os que ouviam, determinados êxtases. Então, eu falava à platéia: "Quero dizer a vocês que, com absoluta certeza, aqui onde estamos está muito melhor do que na nossa casa." As pessoas me aplaudiam, mas isso fazia com que passássemos a detestar as nossas casas.
E, na verdade, um dos segredos da nossa existência é criarmos em nossas casas um ambiente  que nos seja favorável. 
É um segredo buscarmos, e acharmos, prazeres dentro da solidão do nosso lar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário