domingo, 9 de dezembro de 2012

24 - O perigo das ideologias

O consumismo é uma ideologia e serve aos interesses de quem
a inventa e propaga, assim como o comunismo e muitos outros ismos


A ideologia poderia até ser uma boa coisa: um conjunto organizado de idéias. Idéias são coisa boa; se forem várias idéias melhor e, se organizadas, melhor ainda. No entanto aquilo que se tem chamado de ideologia não proporcionou muitas alegrias ao mundo.
O defeito mais comum das idéias é elas não terem vínculo com a realidade. E são idéias assim, defeituosas, que geralmente constituem uma ideologia. Palavra fortemente aparentada com outros perigosos vocábulos, tais como utopia e mitologia.
É preciso tomar cuidado com as ideologias. Belamente encadernadas, elas servem para conduzir pessoas num projeto desvinculado da realidade.
Precisamos acreditar, mas temos de tomar cuidado para acreditar naquilo que tem base na realidade e na verdade. E nunca poderemos ter absoluta certeza das nossas verdades. Precisamos manter dúvidas com relação às nossas convicções e nos manter dispostos a manter diálogo com quem pensa diferente.
Deveria ser fácil perceber que certas crenças não se fundamentam e evitá-las. Só não é assim porque as pessoas acreditam mais facilmente no que querem acreditar do que naquilo que a realidade confirma como coisa real.
Quando a realidade nos mostra que estamos errados, não devemos procurar distorcer os fatos para tentar acomodar nossa crença errônea à realidade. Devemos agradecer a oportunidade que a realidade nos dá de questionar nossas crenças. Quando descobrimos que estamos errados, devemos aproveitar a ocasião para examinar criticamente outras crenças nossas que também podem estar erradas.
As pessoas mais sábias não se prendem a uma ideologia. Seria o mesmo que renunciar ao direito de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário