quarta-feira, 25 de julho de 2012

6 - Teoria da Evolução -

A teoria criada por Charles Darwin representou um extraordinário avanço para a compreensão da vida
A teoria da evolução começa bem, já pelo seu nome. Ela reconhece ser apenas uma teoria. Ou seja, seus defensores não afirmam que suas teses sejam verdades absolutas, sobre as quais não pode se fazer críticas ou levantar dúvidas.
Foi desenvolvida por Charles Darwin, depois de uma viagem de cinco anos, num navio a vela, ao redor do mundo. Durante ela, Darwin observou a vida dos animais em todos os continentes e nos mais diversos países. E dessa observação  surgiu a teoria que revolucionaria o pensamento mundial.
A tese defendida por ele é a de que os seres vivos evoluem ao longo do tempo e de que essa evolução se dá através da seleção natural e sexual.
A genialidade de Darwin está em que ele conseguiu perceber a existência da evolução a partir da observação daquilo que existia na natureza na época em que ele a observou. Os animais e vegetais evoluem lentamente, ao longo de milhões de anos. Assim, homens e chipanzés tiveram ancestrais comuns, há muitos milhões de anos. Uma espécie de primata da qual evoluíram tanto os homens de hoje como os símios atuais.
Apesar de poder embasar as suas conclusões em longo e árduo estudo, Darwin nunca afirmou que elas eram verdadeiras. Ele apresentou ao mundo a hipótese de que as coisa acontecem assim na natureza e foi assim que surgiu a diversidade de animais e plantas que existem no mundo. Por isso a ideia é apresentada como sendo uma teoria. Mas o fato é que, hoje, passados 150 anos, essa ideia só se fortaleceu, sendo aceita pela quase totalidade dos cientistas. Isso porque milhares de observações feitas por eles foram confirmando e consolidando a teoria de Darwin como melhor explicação para aquilo que se observa hoje no mundo animal e vegetal.

MUTAÇÃO GENÉTICA
Muito importante para a compreensão da teria da evolução é o conceito da mutação genética. Os pais geram os filhos e transmitem a eles as características do ser humano. Uma cópia fiel das características que eles mesmos herdaram dos seus antepassados.  Mas ocorre, ocasionalmente, que a cópia, apresenta um erro e o filho nasce com alguma característica diferente. Uma característica nova dentro da espécie. Pode acontecer, por exemplo, que essa pessoa nasça com cabelos verdes. Ou que nasça com os pés para trás.
Por serem erráticas (casuais), as mutações quase sempre são prejudiciais. As pessoas, animais ou vegetais que as herdam ficam em desvantagem no enfrentamento da vida e, por isso, geralmente, não conseguem se reproduzir e a mutação ocorrida não tem prosseguimento. Como o mutante não se reproduz, a mutação desaparece.
Nos raríssimos casos em que a mutação resulta de benefício, o herdeiro dessa característica consegue se reproduzir e a mutação se dissemina. E assim vai ocorrendo o processo de evolução da espécie. Mas isso acontece de forma tão lenta que fica difícil perceber.
No México, ocorreu uma mutação que fez com que um filho de um casal normal tivesse rosto coberto de pelos. Essa característica não chegou a ser benéfica para ele. Mas o menino, que era inteligente e amável, cresceu e teve filhos e a característica foi transmitida. É, portanto, um caso de mutação genética. Mas não de evolução da espécie, uma vez que a característica surgida não chegou a trazer vantagem para os seus portadores.

SELEÇÃO NATURAL
Ao longo de milhões e milhões de anos, porém, esses acidentes genéticos chamados de mutação vão proporcionando a evolução das espécies devido à seleção natural. Indivíduos que, através de uma mutação, ganham uma característica vantajosa, se reproduzem e geram outros indivíduos com a mesma característica e, como ela é vantajosa, essa família se destaca e prolifera mais que as demais da sua espécie.

UMA BOA EXPLICAÇÃO
Essa é, em resumo, a teoria criada por Darwin. Ela é simples, mas foi duramente combatida porque contraria a narrativa contida na Bíblia, segundo a qual Deus criou os animais, as plantas, o homem e tudo mais em sete dias.
Os primeiros evolucionistas foram duramente perseguidos e, ainda hoje, muitas pessoas condenam a teoria da evolução como algo que contraria a palavra de Deus. Entre as pessoas cultas, entretanto, a teoria da evolução é aceita atualmente como a melhor explicação para o surgimento das espécies com a sua admirável diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário