quinta-feira, 7 de junho de 2012

1 - Para termos melhor governo, precisamos ser melhor povo


Ayn Rand, filósofa, judia, nasceu na Rússia e fugiu para os Estados Unidos depois que o comunismo chegou ao poder no seu país.


“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; 
quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; 
quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; 
quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.


Ayn Rand, judia, fugitiva do comunismo na Rússia, que chegou aos Estados Unidos em 1926 e tornou-se notável escritora e dramaturga, além de filósofa.


A doença diagnosticada por Ayn Rand é característica dos regimes comunistas, como o russo. Mas não é uma exclusividade deles. O problema é comum a todas as ditaduras e a todos os governos que praticam o estatismo, ou seja, a participação muito ampla do governo nas atividades econômicas do país. 
Governos autoritários criam empresas públicas e grandes agências reguladoras para interferir em tudo, com o objetivo de criar vagas e acomodar os seus cupinchas.
O Brasil sofre terrivelmente desse mal e essa é, na verdade, a principal razão do país permanecer estagnado no atraso. Apesar da propaganda em contrário.
O governo não tem como meta prioritária desenvolver o país. Seu principal objetivo é expandir o governo e o seu controle sobre a nação. Tanto que o Brasil não cresce, mas o governo sim.
Para se ter uma idéia do atraso brasileiro, basta ver que o país é o segundo no mundo em mortes por acidente com moto. Fenômeno cuja gravidade é perfeitamente notada, inclusive na nossa região, pelas constantes notícias de mortes em acidente desse tipo. Que providências o governo toma para corrigir esse problema?


O que Ayn Rand tem a ver com isso?


O atraso brasileiro tem tudo a ver com a ineficiência do governo, que cobra impostos elevadíssimos para sustentar um estado paquidérmico, corroído pela corrupção, desperdício e ineficiência.
O sucesso que algumas prefeituras da região tiveram em promover o desenvolvimento do município demonstra que governo pode ser bom e, quando o é, torna-se a principal alavanca do progresso no território que administra.
Como não será fácil para nós mudar o governo brasileiro, podemos começar contribuindo para a melhoria dos governos municipais. Nas próximas eleições, devemos votar naqueles que querem e podem melhorar o município e não naqueles que prometem emprego ou outras vantagens descabidas para os seus apoiadores. Para que o município e o país melhorem, o povo também tem de fazer a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário