quarta-feira, 17 de outubro de 2012

15 - Reação ao avanço científico

Novas idéias são, muitas vezes, combatidas com truculência
Quando Galileu Galilei informou ao mundo que a Terra gira ao redor do Sol, contrariando a crença anterior de que o que acontecia era o inverso, quase foi morto por causa disso. E algo semelhante aconteceu alguns séculos mais tarde, quando Charles Darwin demonstrou que o homem, assim como outros animais não surgiram da forma como foi narrado na Bíblia.
Igrejas cristãs fizeram isso quando repudiaram e combateram as descobertas de Galileu e Darwin.
Hoje, a maioria dos cristãos acredita que a Terra gira ao redor do Sol e uma grande parcela deles aceita, também, a forma científica de explicar a origem dos animais, inclusive o homem.
A Igreja Católica se opôs ao controle da natalidade até algumas décadas atrás, cometendo um grande erro. O controle da natalidade foi fundamental para o progresso dos países mais evoluídos e é necessário que se difunda nos países que ainda hoje vivem na miséria.
Não se deve nunca tratar com violência, desprezo ou ironia quem sustenta opiniões diferentes das nossas. Assim como a igreja, nós também temos convicções que, com o tempo, poderemos ser forçados a mudar. Devemos manter um certo grau de desconfiança com relação a tudo em que acreditamos, para estarmos sempe dispostos a analisar outras possibilidades e estarmos prontos a reformular as convicções que forem se mostrando enganosas.
Assim como matar quem não segue as nossas crenças é condenável, também o é tratar com desdém aqueles que acreditam em coisas das quais descremos. Num meio social em que a crença religiosa é considerada forma primitiva e obsoleta de visão das coisas, é condenável que se trate de forma desrespeitosa aqueles que sustentam a sua crença religiosa.
Maltratar minorias é uma forma reprovável que pessoas com sentimento de inferioridade encontram para se sentir superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário